CURSO HÍBRIDO

CLÍNICA JUNGUIANA NA CONTEMPORANEIDADE

Desenvolva a prática clínica junguiana e seu raciocinio clínico sobre questões psicológicas contemporâneas

Este é o retrato da contemporaneidade

ELEVE A SUA ATUAÇÃO E ESTUDE SOBRE A DIVERSIDADE DA ALMA

Mergulhe em um diálogo profundo com professores experientes que compartilharão exemplos, casos clínicos e relatos pessoais que enriquecerão sua atuação na sua clínica junguiana. Compreenda a beleza e a responsabilidade de trabalhar com a alma humana, respeitando suas diversas temáticas, e contribua para a transformação de seus clientes e pacientes.

27 horas de Conteúdo

início 30 de Setembro, das 9h às 16h.

CONHEÇA A TEORIA, CRIE RECURSOS PARA SUA PRÁTICA 

Programação

Potencialize seu currículo com uma prática clínica que olha para as demandas de quem te procura

Aula 01: A Prática da Psicoterapia na Contemporaneidade: Ainda é possível trabalhar com a análise junguiana?

Rangel Fabrete
( 30 de Setembro – das 9h às 12h )


Vivemos tempos em que a medição da qualidade de algo, também está atrelada com a rapidez com que o resultado pode ser obtido, com uma imagem de sucesso e prestígio ao redor de determinado produto. Com a prática da psicoterapia não é diferente. Temos muitas abordagens e técnicas psicológicas, cada qual com suas promessas e resultados expressivos. Neste mundo contemporâneo, onde vivemos uma aceleração de diversos processos, ainda existe um espaço reservado para a análise junguiana? E se tiver, que lugar é este? Nesta aula iremos abordar estas questões.

Aula 2: Trauma, nos atendimentos na prática clínica

Ana Maria Galrão Rios
( 7 de Outubro – das 9h às 12h )


Esta aula será sobre a teoria do desenvolvimento da personalidade de pessoas que passaram por traumas, desde a ocorrência aguda de eventos traumáticos até o trauma relacional precoce. Serão discutidos aspectos estruturais da personalidade traumatizada e sua disfuncionalidade, e a seguir as técnicas específicas da clínica do trauma.

Aula 3: Mais Rápido, Mais Forte, Mais Alto – Aspectos Psicológicos da Sociedade de Consumo e do Mercado de Trabalho

Rangel Fabrete
( 7 de Outubro – das 13h às 16h )


Sociedade do desempenho, sociedade de consumo e o sujeito neoliberal, são aspectos culturais e psicológicos da contemporaneidade. A temática ambição - evolução - ascensão, se mostra presente em diversos âmbitos das relações de trabalho. O fator desempenho, eficiência e resultados, se mostram imperativos em diversas situações do ambiente de trabalho. A lógica produtiva vigente leva o sujeito a um constante estado de alerta, o que resulta em elevados índices de ansiedade, depressão, pânico, entre outras doenças psíquicas. Nesta aula serão abordadas as questões acima, pela perspectiva simbólica junguiana.

Aula 4: Luto na prática clínica

Maria Helena Pereira Franco
( 21 de Outubro – das 09h às 12h )


“Atenção ao luto na prática clínica: sem conhecimento, não faça isso.”

Aula 5: A prática clínica de atendimentos com as mulheres

Carmem Livia Parise
( 21 de Outubro – das 13h às 16h )


Pretendemos nessa aula explorar um tanto da clínica com mulheres na atualidade: entraves, demandas, possibilidades. Para isso, passaremos pela formação da identidade da mulher desde a transição feudalismo- capitalismo (momento em que o útero passa a ser um significante despótico da identidade da mulher) e o quanto essa identidade foi sendo questionada ao longo da história pelos movimentos sociais feministas. Passaremos também pela história de Jung e Toni Wolff para pensarmos o lugar da mulher nas relações amorosas. Por fim, falaremos um pouco da clínica dos abusos.

Aula 6: Os Impactos Psicossociais do Racismo na Saúde Mental

Bruno Mota
( 18 de Novembro – das 09h às 12h )


Descrever os Impactos Psicossociais do Racismo na Saúde Mental, a partir do campo da prática clínica e dos estudos de casos. Neste sentido, se objetiva no curso apontar os processos coletivos que envolvem aspectos da violência racial na sociedade brasileiras. Tendo como exemplo, o racismo religioso e fanatismo como dispositivos de poder que organiza de modo grupal e subjetivo as relações raciais.

Aula 7: Suicídios & Individuação: desafios do manejo terapêutico

Santina Rodrigues
( 18 de Novembro – das 13h às 16h )


Nesta aula vamos nos debruçar sobre o tema "suicídio" com base em princípios teórico-metodológicos da suicidologia e da psicologia arquetípica, a fim de problematizar alguns desafios constituídos para o terapeuta junguiano lidar com este fenômeno em sua prática clínica.

Aula 8: Questões sobre sexualidade e LGBTQIAPN+ nos atendimentos na prática

Adilon Harley
( 02 de Dezembro – das 09h às 12h )


O tema explorará a interseção entre a clínica da sexualidade e a perspectiva da psicologia analítica, oferecendo uma abordagem holística e profunda para compreender e trabalhar com questões relacionadas a sexualidade humana. Será explorado os símbolos sexuais presentes no inconsciente coletivo, analisar os complexos de Édipo e Electra no contexto da sexualidade e investigar a influência dos arquétipos anima e animus. A diversidade da orientação sexual será explorada à luz da abordagem junguiana, fornecendo insights valiosos para terapeutas e profissionais da saúde. Os participantes refletirão sobre a ética e a responsabilidade na clínica da sexualidade, discutindo o impacto social e as consequências éticas das escolhas sexuais e das práticas terapêuticas.

Aula 9: Os aspectos e as psicopatologias relacionadas com o machismo

Jorge Miklos
( 02 de Dezembro – das 13h às 16h )


O que significa ser homem no mundo contemporâneo? Quais as expectativas são projetadas nos meninos durante a infância e a adolescência? Que atitudes, gestos, comportamentos, performances são considerados como modelos de masculinidade para homens adultos? Quais os efeitos psicológicos que a performance machista provoca? O machismo é responsável por séculos de dominação dos homens sobre as mulheres bem como por disseminar violência física, psicológica sobre homens e mulheres. O imperativo machista é tóxico uma vez que implica violência externa de homens contra mulheres (misoginia) e de homens contra homens. O objetivo da aula é, a partir da abordagem junguiana, apresentar as raízes arcaicas do machismo (patriarcado); o papel da consciência patriarcal no amadurecimento psíquico; os aspectos psicopatológicos do machismo e os efeitos sobre os sujeitos contemporâneos e possíveis caminhos de superação e ressignificação.

SOBRE O CURSO

A Psicologia Analítica revolucionou a maneira como compreendemos o comportamento humano. Carl Gustav Jung, ao longo de sua vida dedicada ao estudo e pesquisa da psique, construiu sua magnífica obra.

No entanto, a contemporaneidade apresenta demandas específicas que devem ser abordadas na prática clínica junguiana. A psique humana é plural e diversa, e este curso busca oferecer uma visão mais detalhada sobre os temas atuais, contemplando os aspectos essenciais para o exercício da prática clínica.

Elaborado de maneira didática, este curso de baseia na sólida e profunda experiência clínica de cada docente, no conhecimento e pesquisa da Obra Completa de Carl Gustav Jung e de autores Pós Junguianos.

A vivência e a prática clínica dos conceitos junguianos e pós junguianos se entrelaçam no caminho de individuação do profissional, na responsabilidade diária do autoconhecimento e no desenvolvimento profissional.

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender a prática da clínica junguiana no trabalho com temas contemporâneos, como aspectos do feminino e suas demandas específicas, machismo, racismo e intolerância religiosa, aspectos do mercado de trabalho, neoliberalismo, traumas, questões LGBTQIA+, suicídio, luto. Todos esses temas serão abordados com exemplos práticos de casos clínicos, apresentados por profissionais que vivenciam a clínica junguiana e possuem sólida experiência.

A aprendizagem da prática da clínica junguiana constitui uma oportunidade de ampliar o autoconhecimento, desenvolver-se profissionalmente suporte aos processos psicoterápicos e analíticos de nossos clientes e pacientes.

O QUE ESPERAR DO CURSO?

Os casos clínicos apresentarão recursos de intervenções e técnicas para que você possa lidar com a variedade de demandas psicológicas e relacionais presentes na clínica contemporânea.

Aprofunde sua capacidade de avaliar e interpretar os aspectos simbólicos presentes na psique e nas relações humanas. Tenha uma troca de experiência com profissionais experientes que proporcionarão um maior manejo clínico.

Obtenha maior entendimento sobre diversas temáticas, da clínica contemporânea , amplie sua visão de mundo, obtenha mais recursos para lidar com os desafios da prática clínica junguiana.

Ao compreender a diversidade e pluralidade da alma humana, você obterá mais recursos para suportar e conduzir as demandas dos atendimentos clínicos, propiciando maior entendimento das dificuldades do cliente ou paciente.

Muitos profissionais saem da faculdade e começam a atender sem um aprofundamento prático, o que pode gerar insegurança e dificuldade. Com este curso, você se destacará dos outros profissionais, irá além da teoria e enriquecerá a sua prática, se nas questões teóricas e enriquecendo seu repertório para a prática clínica.

APRIMORE A SUA FORMAÇÃO

Impulsione sua carreia como clínico: 

estude a prática contemporânea e atue de forma mais afetiva e assertiva

“70% dos brasileiros desejam estudar ao longo da carreira para crescer profissionalmente” *

*LinkedIn

Não basta aprimorar os seus estudos, é preciso saber o melhor lugar para isso. O Instituto Freedom é uma ótima opção para você.

Se você ainda não se convenceu, veja alguns dos depoimentos de nossos alunos:

SEJA UM PROFISSIONAL DE DESTAQUE

Aprenda a olhar para questões importantes de seus pacientes e clientes

VOCÊ ANTES DO CURSO

Sem saber como iniciar a prática

Com dúvidas sobre como atuar com demandas sensíveis

Com falta de repertório prático

Inseguro na prática clínica

Com pouca consciência sobre a prática

Com dúvidas sobre a relação terapêutica

VOCÊ APÓS O CURSO

Desenvolvendo um raciocínio clínico junguiano na contemporaneidade

Ampliando seu repertório prático por meio da troca de experiências

Sendo capaz de abordar questões delicadas

Sentindo-se mais consciente e confiante no atendimento

Destacando-se por um atendimento humanizado

PÚBLICO

Este curso é destinado a todos que desejam ir além da teoria e colocar a prática em ação, e para aqueles que desejam ter mais autoconhecimento e ampliar o raciocínio clínico para questões contemporâneas

Recomendado para interessados em psicologia e comportamento humano, psicólogos, arteterapeutas, médicos, educadores, coaches, terapeutas, estudantes de psicologia, estudiosos nas áreas de ciências da religião, história, filosofia, artes e antropologia.

CONHEÇA OS PROFESSORES DO CURSO

Clique nos Professores (as) para conhece-los

Ana Maria Galrão Rios (3)

Profa. Ana Maria
Galrão Rios 

dilon-harley-machado-da194160silva-2

Prof. Adilon
Harley

bruno-correia-da-mota

Prof. Bruno
Mota

carmem-livia-parise

Profa. Carmem
Livia Parise

Imagem do WhatsApp de 2023-07-05 à(s) 12.35.45 copiar

Prof. Maria Helena Pereira Franco

jorge-miklos

Prof. Jorge
Miklos

rangel-fabrete-tamanho-menor

Prof. Rangel
Fabrete 

santina-rodrigues

Profa. Santina
Rodrigues

Invista em seu Crescimento Profissional e Desenvolvimento Pessoal.

IMPORTANTE

As vagas são limitadas! Garanta já a sua inscrição.

Minutos
Segundos

De R$ 1097

Por apenas

R$ 6x 

149,50

R$

897

á vista

Perguntas Frequentes

No nosso sistema híbrido, você tem a liberdade de escolher entre assistir presencialmente, aqui na sede do Instituto Freedom em São Paulo, que se localiza na Rua Luís Góis, nº 1205, 1° andar, Vila Mariana ou online e ao vivo, do conforto de sua casa e de onde preferir – inclusive com a possibilidade de interagir com os professores.

Não temos previsão de organizar próxima turma.

Nos dias:

  • 30 de setembro
  • 07 e 21 de outubro
  • 04 e 18 de novembro 

   Das 09:00 às 16:00

Sim. A gravação ficará disponível para todos que garantirem suas vagas por um período de 90 dias.
Não será possível comprar somente a gravação posteriormente.

Sim, os alunos receberão por e-mail um certificado de conclusão do curso em até 90 dias após a realização dele. Este certificado poderá ser usado para cumprir horas complementares na faculdade.

Após a confirmação do seu pagamento, você terá 7 dias para solicitar o cancelamento do curso e obter a devolução do seu investimento integralmente, conforme previsão no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.